A importância em identificar o Assédio Moral

Mesmo parecendo um fato novo, o assédio moral é tão antigo quanto o trabalho, e cresce a cada dia no Brasil, conforme as inúmeras estatísticas já divulgadas. Tendo a consciência da importância deste assunto, o Seaac de Araraquara, juntamente com a Feaac, traz o tema à tona, demonstrando o compromisso e a preocupação que os Sindicatos têm para com os sindicalizados de nossas categorias.

As situações repetitivas de constrangimentos, xingamentos, pressão psicológica, imposição de excesso de trabalho, tudo isso integra o assédio moral. São agressões verbais e atitudes que causam danos físicos e psicológicos aos empregados.

O assédio moral é um mal que atinge inúmeros empregados, por isso temos de planejar ações de combate a esta violência, começando pela informação, afinal somente ela findará com este tipo de ‘agressão’.

É extremamente necessário que sejam propagadas aos trabalhadores, inclusive empregadores, as formas de como identificar, prevenir e denunciar o assédio moral. Abordar este tema no Encontro Regional é uma forma de incentivar a denúncia de tais fatos e colaborar com o combate à humilhação do empregado.

 

Por Italo José Rampani

Topo

© Copyright 2014 - SEAAC Araraquara

Mapa do Site Fale Conosco