SEAACs se mobilizam em prol do combate à Aids

No Dia Mundial de Prevenção à Aids, 1º de dezembro, as equipes dos SEAACs no Estado de São Paulo filiados à Federação dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio do Estado de São Paulo (FEAAC), saíram às ruas para levar aos trabalhadores das categorias representadas informações sobre as formas de prevenção da Aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). A mobilização também ressaltou a importância em não discriminar os portadores de HIV. A ação integra a campanha Prevenir e não discriminar é respeitar a vida, promovida pela FEAAC em parceria com os SEAACs.

“A campanha ajuda a esclarecer os trabalhadores sobre os riscos de se pegar Aids. Para nós dirigentes sindicais é de grande importância poder contribuir com a saúde do trabalhador por meio de campanhas como esta”, destacou a presidente do SEAAC de Campinas e Região, Elizabete Pratavieira, que visitou os diversos escritórios e empresas da cidade de Campinas, entregando a cada trabalhador um ‘kit’ educativo com cartilha informativa sobre as formas de contágio e prevenção, além de preservativos e sacola porta lixo para carro.

Para o dirigente do SEAAC de Araçatuba e Região, Damião Brito, é dever dos sindicatos levar este tipo de informação aos trabalhadores. “Atualmente, o maior número de pessoas infectadas está entre os jovens e adolescentes. Faixa etária que representa uma grande parcela das nossas categorias profissionais. Por isso, temos de reforçar este trabalho que é um marco dentre vários trabalhos desenvolvidos pelo Sindicato e pela Federação”, comentou o presidente. Além da campanha, o SEAAC de Araçatuba realiza em sua sede a distribuição de preservativos durante todo o ano.

Os trabalhadores do Grande ABC e região também receberam os kits educativos da Campanha de Prevenção da Aids. “Essa ação é muito positiva e nos sentimos recompensados com a recepção dos trabalhadores que se sentiram acolhidos ao ver a ação do SEAAC”, pontuou o presidente do SEAAC de Santo André e Região, Vagney Borges de Castro.

Diferentemente dos anos anteriores quando visitava os escritórios, o SEAAC de Santo André diversificou a entrega de kits e estendeu a ação para as portarias de diversas empresas. Para o presidente Castro, esta ‘mobilização’ pode reforçar e aproximar ainda mais os sindicatos dos trabalhadores. “Para nós foi gratificante e nos proporcionou momentos de certa descontração por se tratar de uma ação não conflituosa com o empregador, permitindo um contato direto com os jovens trabalhadores sem a tensão, o que é comum quanto estamos em uma ação de conflito na frente das empresas.”

O SEAAC de Americana e Região também esteve nos escritórios e empresas da região distribuindo o kit e reforçando o objetivo da campanha que é informar sobre as formas de contágio e prevenção, além de informar sobre os direitos trabalhistas relacionados à saúde do trabalhador nos casos de doenças sexualmente transmissíveis.

Além de levar informações aos trabalhadores, o SEAAC de Sorocaba destacou a importância da parceria entre os sindicatos e a FEAAC em prol da saúde do trabalhador.

Em Santos, a campanha foi promovida pelo SEAAC de Santos e Região no mês de novembro. “Promover esta campanha é uma forma de praticar o papel cidadão de uma entidade sindical”, afirmou o presidente do SEAAC de Santos, Lourival Figueiredo Melo, que também está à frente da FEAAC.

HISTÓRICO – Realizada há mais de cinco anos, a campanha de prevenção à Aids é realizada por determinação de resolução do Encontro de Trabalhadores da Categoria. A ação tem como objetivo levar informação e promover a troca de conhecimentos, incorporando direitos coletivos e fortalecendo o relacionamento entre trabalhador e sindicato.

Em 2010 a campanha abordou o mesmo tema - “Prevenir e não discriminar é respeitar a vida” – e também esteve nas diversas cidades das bases territoriais dos SEAACs filiados. A campanha educativa sobre a Aids e as DSTs cresce anualmente e enfatiza a importância do papel cidadão do sindicato, além de reforçar o dever da entidade em zelar pelos direitos e pela saúde dos trabalhadores.

Acesse a Galeria de Fotos do site da FEAAC e veja algumas imagens da Campanha

FEAAC/Assessoria de Imprensa
(Reprodução autorizada mediante citação FEAAC/Assessoria de Imprensa)

Topo

© Copyright 2014 - SEAAC Araraquara

Mapa do Site Fale Conosco