Outubro Rosa: campanha alerta para o Câncer de Mama [cópia]

Outubro é dedicado à prevenção do Câncer de Mama, segundo tipo mais frequente no mundo e com maior incidência na população feminina. A campanha Outubro Rosa alerta sobre a importância da prevenção e da detecção precoce para maior chance de cura. Diversas cidades do Estado de São Paulo promovem atividades e ‘enfeitam’ de rosa fachadas, monumentos e estabelecimentos comerciais para lembrar a campanha.

O nome ‘Outubro Rosa’ remete a cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama, estimulando a participação da população, empresas e entidades e intensificando os alertas sobre importância da detecção precoce do câncer de mama. A iniciativa foi criada no início da década de 90, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure lançou e distribuiu o laço cor de rosa, símbolo da prevenção do câncer de mama, aos participantes Corrida pela Cura, em Nova York (EUA).

A primeira iniciativa brasileira ocorreu em 2 de outubro de 2002 com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco do Ibirapuera. A ação partiu de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama com o apoio de uma empresa europeia de cosméticos. E o governo brasileiro, através do INCA, passou a integrar a mobilização do outubro rosa a partir de 2010.

Dados do INCA informam que o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Em 2013, estimaram-se para o Brasil mais de 52 mil novos casos da doença, com uma projeção de risco de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Para este ano, a estimativa é de 57,120 novos casos, sendo que 13.225 mulheres irão a óbito.

ATIVIDADES – Araraquara receberá atividades especiais neste mês dedicado à prevenção ao câncer de mama. No próximo sábado, dia 4, o Ginásio de Esportes Castello Branco (Gigantão) terá aula especial de Zumba, promovida pela Secretaria de Esportes e Lazer. A aula será Às 18h30. O evento é aberto e pede a doação de um litro de leite, tipo integral, que será encaminhado para o Fundo Social de Solidariedade.

Além da Zumba, as equipes de saúde da Unidade Básica de Saúde do Parque Laranjeiras realizarão rodas de conversa em todas as terças-feiras deste mês de outubro (dias 7, 14, 21 e 28 de outubro). A atividade visa discutir com as usuárias da unidade sobre prevenção e cuidados com a saúde da mulher. Já na unidade do Vale do Sol, haverá um evento no calendário do Outubro Rosa no dia 17.

Topo

© Copyright 2014 - SEAAC Araraquara

Mapa do Site Fale Conosco