Papel da Mulher Trabalhadora é debatido no 3º Congresso Nacional da CNTC

A coordenadora nacional das mulheres da CNTC e diretora da Secretaria de Assuntos, Criança e Adolescentes da FEAAC, Helena Ribeiro da Silva, a sócióloga Daniela Carrara, do SEAAC de Americana e Região e a deputada Manuela D'Ávila (PCdoB/RS) foram expositoras ontem na oficina temática "O papel da Mulher Trabalhadora na Sociedade Atual e no Movimento Sindical e a Questão de Gênero". “A mulher exerce um papel fundamental na economia e no crescimento do país”, destacou a deputada Manuela. Para a deputada, na política como no movimento sindical, são criados gargalos de inserção da mulher em papéis de liderança, resultando na baixa representatividade existente. Ela ressaltou a importância da ratificação, pelo Brasil, da Convenção 156 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), para estimular a sociedade a repensar o papel de homens e mulheres nas famílias brasileiras. "Na prática, as relações de trabalho e família são temas das mulheres".

Helena Ribeiro da Silva enfatizou a importância da defesa da cota de 30% para as mulheres em cargos de liderança. Daniela Carrara fez uma exposição sobre os encontros regionais realizados nos SEAACs de Americana, Araçatuba, Araraquara, Campinas, Marília, Grande ABC, Santos e Sorocaba e sobre o 6º Encontro Estadual da Mulher da FEAAC, que ocorreu nos dias 21, 22 e 23 de maio.

Desafios

Na parte da manhã do Congresso, houve um painel sobre Conjuntura Econômica e os Desafios dos Trabalhadores, com os expositores Altamiro Borges (jornalista) e Renaut Michel Barreto e Silva (diretor-adjunto de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea).

Fórum dos Advogados
Em paralelo ao 3º Congresso, foi realizado um Fórum Jurídico que debateu, entre outros assuntos importantes, a contribuição sindical, a estabilidade do dirigente sindical, o trabalho aos domingos, as alterações no CNES – Cadastro Nacional de Entidades Sindicais e a Emenda 45, que trata das competências da Justiça do Trabalho nas relações trabalhistas. Estiveram presentes os ministros Walmir Oliveira da Costa e José Luciano de Castilho Pereira. O presidente da FEAAC, Lourival Figueiredo Melo, coordenou os trabalhos.

Heliana Nogueira - Assessoria de Imprensa da FEAAC

Topo

© Copyright 2014 - SEAAC Araraquara

Mapa do Site Fale Conosco