Trabalhadores discutem ações de combate ao Assédio Moral no trabalho

Encontro ocorreu no Seaac de Araraquara e reuniu membros e representantes de diversas categorias

O assédio moral no trabalho, caracterizado pela exposição do trabalhador às situações humilhantes e vexatórias, foi tema discutido no 6º Encontro Regional dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio. O evento, promovido pelo Seaac de Araraquara em parceria com a Federação dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio do Estado de São Paulo (Feaac), ocorreu no sábado, dia 17 de julho, e contou com palestra da psicóloga Maria do Carmo Celico.

Pensando no crescimento desta violência no Brasil e incentivando a importância em denunciar tais atos, membros do Seaac de Araraquara e da Feaac se mobilizaram e debateram sobre assédio moral no ambiente de trabalho, que apesar de ser um tema novo, é um fato que há muitos anos causa transtornos e prejuízos ao trabalhador, inclusive a sua própria saúde.Após destacar que este mal está presente em todos os ramos emprega-tícios, a doutora Maria do Carmo Celico, militante nas questões contra o assédio moral nas relações do trabalho, abordou as principais características do assédio como quando as situações se tornam repetitiva.

A especialista pontuou ainda os fatores existentes que incentivam a prática do assédio moral dentro das corporações, como a gestão pelo medo, carga horária exaustiva, más condições de trabalho e o excesso de produção em tempo curto.

O presidente do Seaac de Araraquara, Ítalo José Rampani, destacou a importância em receber profissionais e especialistas na área para tratar do assunto junto aos trabalhadores. “Todos os presentes no evento ficaram satisfeitos com a palestra, pois agora sabem identificar quando está ocorrendo o assédio moral no ambiente do trabalho e buscar seus direitos”, disse o presidente. Conforme Rampani, trabalhadores e trabalhadoras de diversas categorias estiveram na palestra, que também contou com a participação do presidente da FEAAC, Lourival Figueiredo Melo, e o diretor de Negociações, Wagney Borges de Castro.

Topo

© Copyright 2014 - SEAAC Araraquara

Mapa do Site Fale Conosco